Este serviço permite bloquear ou desbloquear o benefício do INSS para a realização de empréstimos consignados.
Mas atenção:
Você deve aguardar para pedir o desbloqueio para empréstimo se:
- o benefício foi concedido há menos de 90 dias; ou
- você alterou o banco de recebimento do benefício há menos de 60 dias.
Nessas situações, ocorre o bloqueio automático por razões de segurança e não é possível desbloquear enquanto não passar os prazos de 90 ou 60 dias.
Importante:
- Não é possível fazer empréstimo consignado se o benefício tiver um procurador cadastrado.
- O serviço é feito completamente pela internet, sem necessidade de ir ao INSS.
- Apenas a pessoa aposentada ou pensionista do INSS, ou seu representante legal (com termo de representação), pode solicitar.
Quem pode pedir?
- O próprio aposentado ou pensionista do INSS.
- O representante legal do beneficiário, desde que tenha a procuração.
Importante: O procurador NÃO PODE solicitar esse serviço. Além disso, empréstimos não podem ser feitos se o benefício tiver um procurador cadastrado.
Quanto tempo leva?
O serviço quando solicitado pelo aplicativo Meu INSS e validado com a biometria do beneficiário é concluído em poucos minutos.
Informações importantes:
- Este serviço é gratuito.
- Para dúvidas ou mais informações, ligue para a Central de Atendimento do INSS: 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Como pedir o serviço:
Sempre dê prioridade a solicitar o bloqueio/desbloqueio pelo aplicativo Meu INSS, utilizando a senha Gov.br, pois através da biometria a conclusão do pedido é imediato, sendo resolvido em poucos minutos.
- Acesse o Meu INSS.
- Informe seu CPF e senha.
- Clique em Novo Pedido.
- Digite Bloquear.
- Escolha o benefício.
- Leia as instruções e siga os passos.
Canais para solicitar:
- Aplicativo: Baixe o Meu INSS na Google Play ou App Store.
- Web: Acesse o site do Meu INSS.
- Telefone: Ligue para 135, caso o sistema esteja fora do ar.
ATENÇÃO: na impossibilidade de fazer a solicitação pelo aplicativo e optando por fazer pelo telefone 135, por razões de segurança, o pedido não será resolvido imediatamente. É necessário realizar agendamento para comparecimento em uma agência do INSS para apresentação dos documentos de identidade e CPF e conclusão da solicitação.
Documentos necessários:
- Para a pessoa titular do benefício:
- Documento de identificação (RG, CIN, CNH ou CTPS).
- CPF.
- Se houver procurador ou representante legal:
- Documentação do representante legal, se aplicável.
Consulte as taxas de juros dos empréstimos consignados na página do Banco Central: www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros