Bloquear ou Desbloquear Benefício para Empréstimo consignado

Este serviço permite bloquear ou desbloquear o benefício do INSS para a realização de empréstimos consignados.

Mas atenção:

Você deve aguardar para pedir o desbloqueio para empréstimo se:

  • o benefício foi concedido há menos de 90 dias; ou
  • você alterou o banco de recebimento do benefício há menos de 60 dias.

Nessas situações, ocorre o bloqueio automático por razões de segurança e não é possível desbloquear enquanto não passar os prazos de 90 ou 60 dias.

Importante:

  • Não é possível fazer empréstimo consignado se o benefício tiver um procurador cadastrado.
  • O serviço é feito completamente pela internet, sem necessidade de ir ao INSS.
  • Apenas a pessoa aposentada ou pensionista do INSS, ou seu representante legal (com termo de representação), pode solicitar.

Quem pode pedir?

  • O próprio aposentado ou pensionista do INSS.
  • O representante legal do beneficiário, desde que tenha a procuração.

Importante: O procurador NÃO PODE solicitar esse serviço. Além disso, empréstimos não podem ser feitos se o benefício tiver um procurador cadastrado.

Quanto tempo leva?

O serviço quando solicitado pelo aplicativo Meu INSS e validado com a biometria do beneficiário é concluído em poucos minutos.

Informações importantes:

  • Este serviço é gratuito.
  • Para dúvidas ou mais informações, ligue para a Central de Atendimento do INSS: 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Como pedir o serviço:

Sempre dê prioridade a solicitar o bloqueio/desbloqueio pelo aplicativo Meu INSS, utilizando a senha Gov.br, pois através da biometria a conclusão do pedido é imediato, sendo resolvido em poucos minutos.

  1. Acesse o Meu INSS.
  2. Informe seu CPF e senha.
  3. Clique em Novo Pedido.
  4. Digite Bloquear.
  5. Escolha o benefício. 
  6. Leia as instruções e siga os passos.

Canais para solicitar:

  • Aplicativo: Baixe o Meu INSS na Google Play ou App Store.
  • Web: Acesse o site do Meu INSS.
  • Telefone: Ligue para 135, caso o sistema esteja fora do ar.

ATENÇÃO: na impossibilidade de fazer a solicitação pelo aplicativo e optando por fazer pelo telefone 135, por razões de segurança, o pedido não será resolvido imediatamente. É necessário realizar agendamento para comparecimento em uma agência do INSS para apresentação dos documentos de identidade e CPF e conclusão da solicitação.

Documentos necessários:

  • Para a pessoa titular do benefício:
    • Documento de identificação (RG, CIN, CNH ou CTPS).
    • CPF.
  • Se houver procurador ou representante legal:
    • Documentação do representante legal, se aplicável.

Consulte as taxas de juros dos empréstimos consignados na página do Banco Central: www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros

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